Capela São João Batista: Patrimônio Catarinense



Capela São João Batista: Patrimônio Catarinense

Maria do Carmo Ramos Krieger*

A Capela de São João Batista, em Armação do Itapocorói, Penha/SC precisou somente de algumas linhas para ter o tombamento “da edificação religiosa, com proteção estendendo-se ao terreno que contém não só a edificação religiosa, mas também o Cemitério anexo e a praça fronteiriça ao adro da Igreja, quando houver” (Decreto nº 2991, de 25/06/1998) confirmado. Também o entorno da área protegida, as faixas contidas nos 100 metros tomados de cada uma das extremidades do bem ficaram asseguradas com a assinatura do então Governador do Estado, Paulo Afonso Evangelista Vieira.
Mas a histórica Capela já tivera sua preservação decretada, através de Tombamento Estadual, Lei n. 5846 (22/12/1980). O reconhecimento deu-se através de importante trabalho feito pelo Ateliê de Conservação – Restauração de Bens Culturais Móveis - ATECOR, da Fundação Catarinense de Cultura, o qual catalogou o Inventário de Bens Móveis de doze Igrejas dentre aquelas reconhecidas como Patrimônio Cultural do Estado de Santa Catarina. No livreto da instituição (Arte Sacra – Patrimônio Catarinense, Inventário de Bens Móveis Sacros, Etapa II, s/d, Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira), a Capela é destaque, bem como a imagem de São João Batista de origem portuguesa, datada do século XVIII.
A Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (à qual a Província de Santa Catarina pertencia) autorizou a construção da Capela em 27 de abril de 1759 – portanto, há 255 anos!
Muito se tem escrito a respeito do patrimônio histórico e cultural de Penha chamado Capela de São João Batista, que passou por: obras de restauro (janeiro de 2005), incêndio (02/03/2005), restauração pós- incêndio (maio de 2005) e fim das obras (maio de 2007).


O símbolo da cultura de base açoriana em Penha tem servido de ‘papel de parede’ para noivos em seus ensaios fotográficos, espaço para celebrações religiosas, principalmente de casamentos, pois encanta pelo aconchego, espiritualidade e singela referência à tradição secular. Além disso, surpreende pela bela vista da baía, à saída da Capela, beleza reverenciada em prosa por Visconde de Taunay:
 
“De quantas, porém, na pittoresca e hospitaleira província de Santa Catharina merecem mais especial (atenção), nenhuma ha– nenhuma, por sem duvida – que em manificencia, serenidade e amplidão, sobrejuje aquella que se goza do alto de uma antiga feitoria destinada à pesca das balêas e conhecida por Armação de Itapocoroy”

(Céus e Terras do Brasil, Editora Melhoramentos, São Paulo, 8ª. edição, 1929, p.81).
Sem dúvida, um lindo Cartão Postal!

 *Diretora da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis.

Crédito das fotos: Maria do Carmo (p/b), Lincon Cipriano (Capela), Ateliê de Conservação da Fundação Catarinense de Cultura (Imagem São João Batista), Tiago Marques Garcia (Capa do livro).

Comentários

  1. Além da bela vista da baia, e da beleza que surpreendi os turistas e moradores da região, como foi citado pela Diretora Maria do Carmo, A Capela possui em seu interior, obras de valor inestimável, como a imagem de Nossa Senhora da Piedade e a imagem do Padroeiro, vindas de Portugal, que estão em seu altar, por aproximadamente 240 anos. A Capela fica preservada como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina (desde 1998) tanto sua estrutura como seus bens móveis, que ainda é muito procurada para casamentos e celebrações religiosas, pela sua beleza e representação da Cultura Portuguesa.

    Aluna: Larissa Krystine Klafke Cunha
    Série: 1° ano 06 técnico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas